#1 O que eu penso sobre... Ali e Nino, de Kurban Said


Ali e Nino é um romance ambientado em Baku, "a cidade mais oriental da Europa ou, então, a mais européia do Oriente". Contextualizado durante a Revolução Russa e repleto de fatos históricos sobre a independência do Arzeibaijão, é exatamente nesse contexto que se dará a história de amor entre Ali Khan Chirvanchir, um muçulmano filho do deserto como ele mesmo diz, e Nino Kipiani, uma georgiana cristã apaixonada pela Europa.

Publicado pela primeira vez em Viena no ano de 1937, logo se tornou um best-seller, sendo considerado até hoje no Arzeibaijão um clássico nacional.


O que mais gostei nesta história foi como o autor desenrolou com uma delicadeza extraordinária o romance entre os personagens. Eu sinceramente esperava por um amor proibido clichê, mas qual minha surpresa ao ser agraciada com exatamente o oposto! É claro que houveram contratempos ao longo da trama, mas mesmo assim houve espaço para momentos delicados daqueles que nos fazem torcer pelos personagens e imaginar se algum dia sentiremos algo assim.

Outro ponto que me agradou bastante foi a forma que o autor desenvolveu cada personagem individualmente. Se tinham alguns momentos em que víamos Nino como uma menina mimada, em muitos outros ela se apresentava como uma garota forte e decidida, ciente da situação em que se encontra e ainda assim se recusando a fugir dos problemas. Ali também surpreende nesse ponto, durante todo o livro ele se orgulha de seu espírito guerreiro e sua origem nobre, mas também se mostra um amigo dedicado e principalmente um garoto educado e compreensivo para com sua amada.

Meu contato com esse livro se deu quando estava olhando a estante de livros da minha melhor amiga, e mesmo eu tendo gostado do título (sempre preferi títulos simples) devo admitir que ele me ganhou pela capa. Então lá estava eu com um livro que não havia me causado expectativa alguma, mas que após alguns poucos capítulos me ganhou completamente.

Mas se tem algum ponto que eu tenha ficado em dúvida se gostei ou não, foi o desfecho. Eu não necessariamente gostei, mas me conformei no sentido de que talvez ele tenha sido necessário; mas o que não me agradou foi a falta de aprofundamento no ponto de vista da Nino especialmente no final. Isso me desagradou porque considerando a narração em primeira pessoa, durante todo o livro foi levado muito em conta os sentimentos e idéias dela, mas justamente no ponto decisivo não ficamos sabendo nada sobre ela. Ainda assim, é um livro que eu recomendo totalmente e que com certeza leria de novo.






Alguém aqui já leu esse livro? O que acharam? Quero saber a opinião de vocês, o que gostaram ou não. E quem não leu, pretende ler?
Deixem suas respostas nos comentários, mas sempre lembrando de avisar se vai ter spoiler ou não :)

Por enquanto é isso pessoal, até o próximo post!

Kissus kissus :)

Juh

Nenhum comentário

Postar um comentário

Todas as ilustrações utilizadas nesse blog são de autoria da ilustradora Duda Almeida. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...