Projeto 20 anos, 20 livros: #2 O que eu penso sobre... O que me faz pular - Naoki Higashida


Olá pessoal! \o/


Demorou, mas aqui está o primeiro livro do projeto "20 anos, 20 livros", peço que me desculpem a demora, mas o final do semestre tomou muito do meu tempo. Agora com as minhas férias, vou atualizar o blog de forma frequente e com maior diversidade de postagens.

Explicações feitas, vamos ao que interessa!

O que me faz pular é um livro escrito por Naoki Higashida, um garoto com o espectro autista severo. Ele escreveu este livro aos 13 anos e até hoje mantém um blog onde escreve diversos textos e contos, alguns deles publicados no livro. 

Sete anos depois de seu lançamento no Japão, em 2013 ele foi traduzido para o inglês pelo renomado autor britânico David Mitchell (autor de Cloud Atlas) e sua esposa K.A Yoshida, que entraram em contato com a obra pela primeira vez quando estava na busca por respostas e orientações de como lidar com seu filho que também é autista.

O livro é composto de 58 perguntas feitas à ele e suas respectivas respostas, além de dois contos de autoria própria e algumas ilustrações.

Foto das ilustrações, perguntas e capa (reparem na quantidade de marcações que eu fiz)

"Compaixão de verdade significa não pisar na autoestima alheia."

Com essa frase inicio minhas impressões sobre o livro, e a primeira coisa que me chamou a atenção foi a maturidade do Naoki em relação a si mesmo e ao mundo, algo que fica claro ao longo de suas respostas.

Graças à sua sensibilidade incrível e carisma inegável esse menino nos mostra de uma maneira única um pouco do universo autista e desmente vários mitos que dominam nosso senso comum, nos dando uma dimensão absolutamente humana que muitas vezes é esquecida por quem convive com pessoas que possuem essa mesma patologia, independente de seu nível.

"O que me faz pular" é um livro curto e que te deixa com vontade de saber muito mais sobre o assunto. Eu li ele em um único dia, não apenas pelo seu número de páginas mas também pela escrita incrível que te faz mergulhar de uma forma intensa no universo do autor.

Eu recomendo a leitura de forma irrestrita, independente de conviver direta ou indiretamente com alguém nesse espectro, ele é um livro incrível capaz de mudar a nossa mentalidade de uma forma formidável, então eu peço a vocês que ao lê-lo leia com carinho e atenção, e que acima de tudo levem os ensinamentos desse garoto para as suas vidas.

Se eu tivesse que escolher entre todas as coisas que aprendi com esse livro, eu diria que não importa quem você seja ou o que faça, jamais esqueça que todas as pessoas possuem sentimentos e percepção do que ocorre à sua volta. Se você faz algum comentário desagradável esteja ciente de que o surdo,o mudo, o cego, o autista... todos irão entender, então por favor, leia esse livro e pense nisso, o mundo agradece.

Para encerrar pretendo ressaltar aqui algo que tivera  grande enfoque no livro. O fato de muitas pessoas acreditarem que autistas são "antissociais". Segundo o próprio Naoki, não é que eles não gostem de companhia, pelo contrário! Mas a comunicação é algo tão complexo e complicado para eles, que muitas vezes acabam se isolando no intuito de não causarem problemas ou aborrecerem quem está envolta. Sendo assim ele pede para que as pessoas apenas tenham paciência e tentem os compreender, mesmo sendo difícil.

 "Sabemos que estamos deixando vocês tristes e chateados, mas sinto dizer que é como se não tivéssemos escolha, e é isso. Mas, por favor, façam o que fizerem, não desistam de nós. Precisamos de sua ajuda."







É isso pessoal! O que vocês acharam? Alguém aqui já leu ou pensa em ler o livro? Comentem suas opiniões aqui em baixo :)

Kissus kissus, e até a próxima!
Juh.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Todas as ilustrações utilizadas nesse blog são de autoria da ilustradora Duda Almeida. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...