Maratona de autores: Introdução + Biografia de Antoine de Saint-Exupéry

Olá pessoas!

Hoje começa a primeira maratona de autores aqui do blog, onde por uma semana falarei apenas de um único autor e suas obras. Algumas postagens serão feitas aqui e algumas fotos ou citações serão feitas na nossa página do facebook.

Para quem não sabe, foi decidido em enquete por qual autor eu deveria começar, havendo um empate entre Jane Austen e Antoine de Saint-Exupéry. No sorteio de desempate Antoine foi o vencedor, portanto será com ele que iniciaremos nossa primeira maratona!

Espero que gostem das postagens e que se divertam ao descobrirem junto comigo um pouquinho mais da vida e obra desse grande autor.



Mas afinal, quem foi Antoine de Saint-Exupéry?

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry nasceu dia 29 de junho de 1900 na cidade francesa de Lyon. Trabalhou como escritor, ilustrador e aviador, tendo sido os serviços na aviação sua maior fonte de inspiração.

Apesar de O Pequeno Príncipe ser sua obra mais famosa e certamente a mais sensível, não foi o único livro escrito pelo autor.

Por ordem de publicação estão:

  • L'Aviateur (O aviador) - 1926  
  • Courrier sud (Correio do Sul) - 1929
  • Vol de nuit (Voo Noturno) - 1931
  • Terre des hommes (Terra dos Homens) - 1939
  • Pilote de guerre (Piloto de Guerra) - 1942
  • Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe) - 1943
  • Lettre à un otage (Carta a um refém) - 1943/1944
  • Citadelle (Cidadela) - 1948
  • Cartas de juventude - 1953
  • Cadernos - 1953
  • Cartas à mãe - 1955
  • Escritos de guerra - 1982
  • Lettres à l'inconnue (O amor do Pequeno Príncipe - cartas a uma desconhecida) - 2008

Todos os seus livros foram baseados em suas experiências e impressões pessoais acerca de seu trabalho e o mundo a sua volta, como em sua primeira obra "O Aviador" publicada na revista francesa  "Le Navire d’Argent", nela Antoine narra suas experiências e impressões como um jovem piloto, descrevendo seus procedimentos e sensações, fazendo uso de diversas metáforas para explicar por exemplo o movimento das hélices e das asas do avião. Suas obras sempre foram marcadas por simbolismos e exaltação de temas como amor, esperança, aprendizado, Deus, humanidade e viagens, mas quanto mais a Segunda Grande Guerra tomava força, maior era a profundidade com que esses temas eram abordados.

Seu último livro, "Cidadela", ganhou certa notoriedade por nunca ter sido sequer finalizado ou retocado nem por Antoine, nem por seu editor. Postumamente foram publicados em seu nome livros com compilações de cartas e escritos que não deveriam ser publicados por se tratarem de pensamentos vagos sobre tudo um pouco.

Antoine faleceu no dia 31 de julho de 1944 em decorrência da queda de seu avião no Mar Mediterrâneo. Mesmo não se tendo precisão o que causou sua morte, tendo em vista que os destroços do avião foram encontrados somente em 2000 e até os dias atuais não há qualquer indício de qual fora o paradeiro de seu corpo, a hipótese mais lógica que se chegou através do relato de testemunhas é que o avião de Antoine fora atingido por tropas alemãs.






Por hoje é isso pessoal, até amanhã com o próximo post da maratona!!

Críticas, elogios ou sugestões? Quero saber a opinião de vocês nos comentários!
Kissus kissus, até mais!! o/

Nenhum comentário

Postar um comentário

Todas as ilustrações utilizadas nesse blog são de autoria da ilustradora Duda Almeida. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...